Thursday, April 05, 2012

Folar da Páscoa

E, o feriado de ontem, fez com que tivesse mais algum tempo para me dedicar à cozinha e, já a preparar  Páscoa que se aproxima, resolvi fazer um folar da Páscoa. A receita fui buscar à Gaveta das Reeitas e fiz apenas metade da quantidade. Ficou delicioso mas com mais aspecto de pão do que de folar pois não fiz as cruzes, nem coloquei ovo cozido.
Mas, estava tão bom que o meu filho e a minha filha, que normalmente não experimentam, comeram uma fatia.
E eu também estou a comer enquanto deixo a receita como fiz.
E desejo a todos uma Boa Páscoa!


Folar da Páscoa
Ingredientes:

1 dl de leite
1 ovo
250 g de farinha
60 g de açúcar (usei brown sugar)
1 colher de sobremesa de erva-doce
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de café de sal (não usei)
50 g de margarina
1 saqueta de fermento seco (usei 2 g de fermento seco desidratado da marca DR. Oetker)
Raspa da casca de 1/2 limão

1 ovo para pincelar (não usei)
Ovos cozidos q.b. (não usei)

Preparação:
Amassar todos os ingredientes (excepto o ovo para pincelar e os ovos cozidos) na batedeira com gancho.
Tapar com um pano e deixar levedar até duplicar de volume (o meu ficou 3 horas a levedar, tapado e no forno desligado).
Depois de levedar, coloque numa bancada enfarinhada e faça duas tiras com dois pedacinhos de massa.
Com a massa maior faça uma bola e coloque num tabuleiro.
Coloque o ovo no meio e coloque as tiras por cima em forma de cruz. (não fiz)
Pincele com ovo batido e leve ao forno a 180 C durante 30 a 35 minutos.
E ficou com este aspecto por dentro.


6 comments:

  1. Que belo folar, perfeito para a Pascoa.

    Beijinho

    ReplyDelete
  2. Parece bem saboroso, gosto imenso!

    ReplyDelete
  3. Pode não ter aspeto de folar, mas ficou muito bonito e acredito que delicioso!
    Eu gosto muito, então com uma fatia de queijo amanteigado...hmmm!:)
    Beijinhos e Boa Páscoa!

    ReplyDelete
  4. Ficou super perfeitinho :)
    beijinhos e boa páscoa

    ReplyDelete
  5. Humm!!! Parece DELICIOSO!!!
    Vim para te desejar uma FELIZ PÁSCOA com ovos recheados somente de coisas boas!!!
    Grande beijo, Irene

    ReplyDelete
  6. Que bom aspecto! :)
    Passei para desejar uma excelente Páscoa, cheia de coisinhas boas!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ReplyDelete