Friday, March 05, 2010

Doce de Gila

Por incrível que pareça descobri abóbora gila em Macau!
Fiquei tão feliz que disse logo à senhora onde compro os vegetais desde que cheguei a Macau que queria e ela achou tão estranho eu conhecer que me ofereceu a abóbora.
Os chineses fazem uma sopa com a abóbora inteira e frango...
Eu, obviamente quis fazer o dice de gila mas como nunca tinha feito fiquei cheia de dúvidas e recorri um pouco à receita do meu amigo Kuka embora não a tenha seguido, digamos que serviu de inspiração.

Doce de Gila

Ingredientes:
1 abóbora (depois de cozida e escorrida pesava 426 g)
170 g de açúcar (usei brown sugar)
1 pau de canela
Água (pouca)


Preparação:
Não se podem utilizar facas nem qualquer objecto metálico para partir a abóbora (dizem que fica com mau sabor).
Bata com a abóbora na bancada ou atire-a ao chão para a partir.

Retire as sementes e a "tripa" (apenas com as mãos!) pois dão mau sabor ao doce.
Parte-se a abóbora em pedaços com a casca (no caso da minha a casca soltou-se facilmente) utilizando sempre apenas as mãos.

Lave muito bem os pedaços de abóbora em água até deixar de fazer espuma.
Coza em água com sal durante cerca de 15 minutos.
Depois de frio, retire a casca (se tiver) e, com os dedos desfie todos os pedaços de abóbora.
Deixe-a mergulhada em água fria (na receita do meu amigo Kuka diz até ao dia seguinte, a minha ficou desde a hora do almoço até à noite).
Escorra a água sem espremer os fios de abóbora (e aqui esqueci-me completamente da recomendação de não usar objectos metálicos e escorri no passador de aço inox... não ficou com mau gosto, sorte?)
Pese a abóbora e junte o açúcar (li receitas que diziam que devia ser o mesmo peso, outras metade e coloquei um pouco menos de metade), o pau de canela e um pouco de água (o meu amigo diz que para 1 kg de abóbora se usa 1/2 l de água, eu usei meio copo).
Quando a calda começar a ferver junte os fios de abóbora.
Mexa para que a água evapore e a abóbora absorva o sabor da calda.
Retire do lume e coloque em frascos esterilizados (usei sem ser esterilizados porque coloco no frigorifico e dura pouco tempo).

NOTA: O meu doce ficou escuro porque usei açucar castanho
Da próxima vez vou levar os fios de abóbora ao lume juntamente com o açúcar pois acho que ficaram com pouco sabor da calda.

11 comments:

  1. numa tosta que bem que sabe esse doce,bjs

    ReplyDelete
  2. Que deliciosa que deve ter ficado :)
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  3. dá uma trabalheira desgraçada mas é uma maravilha de doce.

    ReplyDelete
  4. Bem numa fatia de pão bem sabia agora um bocadinho!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  5. é um doce que dá uma trabalhera, mas simplesmente delicioso...é o meu preferido.
    está com bom aspecto eu faço muitas vezes
    beijinhos

    ReplyDelete
  6. Adoro doce de gila mas nunca fiz em casa. Deve ter ficado óptimo :)

    ReplyDelete
  7. Este é um daqueles projectos que tenho planeados.
    Mas como aqui na Inglaterra não encontro este tipo de abóbora, terá que ser feito em Portugal.
    Gosto imenso x

    ReplyDelete
  8. Hm... não gosto de gila, mas acredito que tenha ficado bom, como todas as tuas receitas :) beijinhos e bom fim-de-semana

    ReplyDelete
  9. Tenho alguém em casa k ia AMAR este doce :)
    beijo e bom fim-de-semana

    ReplyDelete
  10. Já fiz duas vezes e nas duas jurei para nunca mais!! pode ser que ainda tente a terceira :-)
    O seu ficou com optimo aspecto.

    ReplyDelete
  11. olá andava na net á procura de uma receita de doce de gila e encontrei a tua. obrigada está muito bem explicada. bjs

    ReplyDelete