Wednesday, December 09, 2009

Pão com Paio em 5 Minutos - Artisan Bread

Depois de tanto ler sobre este pão, facílimo de fazer estava cheia de vontade de experimentar. Como não tenho máquina de fazer pão e este pão não precisa de ser amassado decidi que tinha mesmo de testar.
Peguei na receita de Artisan Brean In Five Minutes a Day do Delicias e Companhia e fiz o meu pãozinho delicioso.
É muito fácil de fazer, não é preciso amassar a massa que fica no frigorífico e pode-se fazer só a quantidade de pão que se pretende :)
Fica crocante e bastante saboroso! Vale a pena a experiência! E fiquei cheia de vontade de experimentar mais receitas deste tipo...
Acrescentei paio e ficou muito bom e o filhote adorou!

Pão com Paio em 5 Minutos - Artisan Bread

Ingredientes para a receita básica:
6 ½ copos de farinha de trigo
3 copos de água morna
1 ½ colher de sopa de fermento biológico seco
1 ½ colher de sopa de sal grosso
Farinha de milho para polvilhar q.b.
(usei farinha de trigo)

Ingredientes para o pão com paio:
Paio a gosto

(Segundo a Manuela , esta quantidade dá para 4 pães pequenos, mas como fiz bolas pequenas, não as contei e não usei a massa toda de uma vez, não sei para quantos dá)

Preparação:
Num recipiente de plástico grande, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente.

Deixe a massa descansar 2 horas e guarde-a tapada no frigorífico.

A massa conserva-se até 15 dias no frio.

Quando decidir fazer o seu pão, retire o recipiente do frigorífico.
Com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca.
Volte a guardar o que restou para usar duma próxima vez.
Com o pedaço da massa que retirou, com as mãos enfarinhadas, dê-lhe a forma duma bola dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Se estiver a fazer o pão com paio, corte o paio em pedaços eenvolva com cuidado.

Deixe repousar, à temperatura ambiente, durante pelo menos 40 minutos, numa superfície polvilhada com a farinha de milho (a Manuela deixou repousar já no tabuleiro que levei ao forno e eu também).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Pré-aqueça o forno e coloque no fundo do mesmo um tabuleiro com água (a Manuela usou água a ferver, eu coloquei água fria enquanto o forno pré aquecia), para que o pão coza com vapor.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante aproximadamente 30 minutos.


NOTA: Blog oficial Artisan Bread in Five Minutes a Day mantido pelo próprio Jeff e pela Zoe, que descobriram esta forma bastante simples de fazer pão. Jeff Hertzberg é um médico americano e Zoe François é sua amiga e pasteleira e editaram já dois livros com várias receitas utilizando este método.

15 comments:

  1. esta é aquela receita que ando para experimentar à bastante tempo... mas ainda nao fiz, agora ando numa onde de brioche!! mas vou ter que experimentar porque os teus abriram-me o apetite!! eheheh estão fantastico!!

    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Que rico pãozinho fizeste!Eu como tenho maquina é ai que faço o meu pão,mas gostei da tua sugestão,bjs

    ReplyDelete
  3. esses paes ficaram com um optimo aspecto!! eu adoro. beijinhos

    ReplyDelete
  4. Que ricos pãezinhos, dá logo vontade de comer um x

    ReplyDelete
  5. Que espectáculo de pão :p
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Que pão delicioso.
    Com paio é maravihoso
    Bjs

    ReplyDelete
  7. QUE LINDOS PAES!! Uiiiiiiii que lindos! LINDOS!

    ReplyDelete
  8. Ainda não experimentei mas tenho a receita guardada para testar um dia destes :)

    ReplyDelete
  9. Pão perfeito!!!

    Bjocas :)

    ReplyDelete
  10. Anonymous5:27 AM

    Smas, que ricas bolinhas de pão!
    Cá em casa era um festim...e evaporavam num ápice!:)

    ReplyDelete
  11. Eu também já experimentei o Artisan Bread e é mesmo uma maravilha. A tua sugestão com paio é optima, deve ser bem bom.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  12. Que fáceis de fazer e têm um aspecto delicioso!

    bjos

    ReplyDelete
  13. SMAS,
    Ai, faz tempo que guardo essa receita para a fazer num momento oportuno! O seu pão me atiçou o desejo de o comer imediatamente!

    Olha, respondi à sua pergunta nos meus comentários e fiz uns esclarecimentos sobre a pasta de chocolate que talvez te interessem.

    ReplyDelete
  14. Ai que já me está a dar a gulodice, e ainda é tão cedo p lanchar :-))
    Óptimas!!

    ReplyDelete
  15. tem um aspecto super crocante... eu adoro os pães assim.

    ReplyDelete