Friday, December 11, 2009

Bolo de Café

Andava a arrumar uns papéis e descobri um com receitas escritas à mão na minha letra de adolescente. Foi numa das vezes que fui visitar a avó do meu irmão materno (não, não é minha avó que os meus pais são separados) e ela fazia vários docinhos que eram uma delícia. Como adorava os doces escrevi as receitas. Infelizmente a senhora já não se encontra entre nós e eu tenho estas receitas assim escritas, só com os ingredientes.
As medidas são em colheres porque naquela altura balança era um luxo
Fiz o bolo, com as quantidades indicadas e fica muito pequeno. Para a próxima vou fazer a dobrar.

Bolo de Café

Ingredientes:
2 ovos
12 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de farinha
12 colheres de sopa de café (liquido)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó
Raspa de limão (não usei)
Claras em castelo

Preparação:
Bater as gemas com o açúcar.
Juntar o café e a farinha, o azeite, a canela, raspas de limão e fermento em pó.
Por fim envolva as claras em castelo.
Leve ao forno a 180ºC durante uns 30 minutos (verifique fazendo o teste do palito).

21 comments:

  1. Estas receitas fazem-nos sempre voltar atrás uns anos.. deve ser muito bom este bolinho.. e então com cheirinho a "velhos tempos" melhor ainda..
    beijinhos (*.*)

    ReplyDelete
  2. que delicia de bolo!! tambem fiz um com cafe e nozes esta semana!!! depois meto!!! beijinhos grandes

    ReplyDelete
  3. Estas receitinhas mais antigas SÃO SEMPRE UMA DELÍCIA :)
    Beijinhos*

    ReplyDelete
  4. que deliçia,adoro estas receitas antigasssssssssssss

    ReplyDelete
  5. bolinho de café,deve ser uma delicia!esta tudo bem contigo?bjs

    ReplyDelete
  6. Está muito bonito :) beijinho.

    ReplyDelete
  7. Café e canela dão uma combinação ótima.
    Se a gente começa a remexer nos guardados, aparecem umas pérolas como essa receitinha com sua letra de adolescente, não?
    Bjs.

    ReplyDelete
  8. Receita com sabor de saudade é sempre boa!!!
    Fiz aquela saladinha de milho com tomate. Vou postar amanhã.

    Bjs

    ReplyDelete
  9. Gosto muito de bolos com sabor a café.
    Esse ficou com óptimo aspecto.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ReplyDelete
  10. E fantastico como essas receitas anotadas a varios anos, acabam por ser as melhores. O bolo ficou lindo e aposto que e uma delicia.

    BEijinhos

    ReplyDelete
  11. Humm, limão canela e café deve ficar excelente :) Ainda bem que te lembraste de apontar a receita!

    ReplyDelete
  12. Parece um bolo muito bom. As balanças eram um luxo, mas mesmo assim hoje em dia eu não quero balança por ser um electrodoméstico a mais a encher os armários. Faço as medidas com colheres de sopa, ou seja, 1 colher sopa cheia equivale a 20g e assim faço as contas e prefiro!

    ReplyDelete
  13. As receitas antigas são sempre muito boas.

    Bjs

    ReplyDelete
  14. Agora lembrei-me de um caderno muito antigo onde eu apontava as receitas da minha mãe... tenho que o ir buscar porque já tenho saudades de um certo bolo... lol
    Olha, para a próxima pesa as quantidades para não andares a contar as colheres, lol.
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  15. Smas querida,
    Esses achados são uma delicia, não é mesmo? Parece que voltamos no tempo, àquela adolescente que fomos!!
    Sabe que tenho um livro de receitas que escrevi quando tinha 15 anos!!?? Só que não consigo acha-lo...
    Muitos beijinhos

    ReplyDelete
  16. Olá

    Gostei imenso desta receita e da forma carinhosa como guardas o papel passado À mão.

    Bjcs

    ReplyDelete
  17. Adoro bolos de café, esse ficou lindo

    ReplyDelete
  18. mercedes11:55 PM

    adoro bolos de café ,este deve ser muito bom ,pela receita fáz lembrar os bolos das avós ,...........vamos dár força á nana .beijinhos,bom fim de semana.

    ReplyDelete
  19. As melhores receitas: as antigas, as das nossas avós!!

    ReplyDelete
  20. Pelo aspecto deve ter ficado muito bom, ainda por cima a saber a café... huummm....

    ReplyDelete
  21. estas receitas que nos fazem retroceder varios anos sao uma maravilha:-)
    esta lindo mesmo pequenino:-)

    ReplyDelete