Tuesday, January 06, 2009

Polvo Delícia

Aqui em casa gostamos muito de polvo e a receita favorita é mesmo a de Polvo de Natal, mas gosto de variar e quando vi esta receita de polvo delícia da querida Risonha decidi que seria o próximo a sair da minha cozinha. Ficou mesmo delicioso e vai ser repetido mais vezes sem sombra de dúvida.

Polvo Delícia
2 polvos com cerca de 700 g cada
2 cebolas médias
1dl de azeite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 cubo de caldo de galinha
1 pitada de mostarda
5 dentes de alho
1 copo de polpa de tomate (usei 1 copo de tomate fresco picado e 1 colher de sopa de polpa de tomate)
um raminho de salsa
1 colher de chá de pimentão doce
1 cerveja branca
Vinho branco q.b.

Preparação:
No liquidificador colocar a margarina em pedacinhos, as cebolas e os alhos descascados e em pedaços, a massa de pimentão, o cubo de caldo de galinha, um pouco de mostarda, a salsa, a polpa de tomate e o pimentão doce.
Bater tudo de modo a formar uma pasta.
Barrar os polvos com o preparado envolvendo bem, colocar numa assadeira, regar com o azeite, a cerveja e um pouco de vinho branco.
Levar ao forno para assar.
De vez em quando regar o polvo com colheradas do próprio molho, rectificando o sal.
Logo que o polvo fique tenro retirar do forno e colocá-lo numa travessa (cortando de modo a separar os tentáculos), regando com um pouco do molho da assadura.
Acompanhar a gosto... tal como a Risonha, nós também acompanhámos com batatas cozidas.
Desculpem as fotos, são de uma máquina que está meio avariada, mas às vezes é a única disponível...

8 comments:

  1. Anonymous6:19 PM

    olá Smas
    muito obrigado pela visita e pelas palavras, o blog é novo e tenho trabalhado duro para que fique bacana, o seu também está muito legal, se quiser podemos linkar os dois,
    muito sucesso,
    Ronaldo Rossi

    ReplyDelete
  2. Anonymous6:35 PM

    Que aspecto maravilhoso! Também gosto muito de polvo! :)
    Bjcas.

    ReplyDelete
  3. Olá querida, adoro polvo, e fica muito bem com a batatinha cozida claro,e tem um aspecto!!!já me abriu o apetite ;) olha as minhas vilhoses, eu as faço tb, durante o ano, pq, cá em casa adoramos, tb, faço as de cenoura, mas gostamos mais destas de abóbera.E também tenho outra receita das "ditas" mas gosto mais desta, pq, ficam muito fofas tanto que lhe chamamos "fofos" também lhe desejo um Ano Novo cheio de realizações, e com muita saúde, beijito.

    ReplyDelete
  4. que bom que gostaste do polvo...
    por acaso ainda ontem me ofereceram 3 kgs de polvos e acho que no fim de semana vou repetir esta receita.
    beijocas

    ReplyDelete
  5. Ora cá está algo que eu gosto muito mas que já não como há muito tempo. Uma delícia :)

    ReplyDelete
  6. Olá Smas, este polvo deve ser divinal, cá em casa todos gostamos de polvo e um dia destes vou experimentar.
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  7. Por aqui só eu gosto de polvo, por isso como muito poucas vezes... só quando me junto com a minha amiga Elsa para as petiscadas!
    Está óptimo! Ficou tenrinho?
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  8. Que bom aspecto! Mais uma receita a experimentar :)

    ReplyDelete