Tuesday, October 14, 2008

Sonhos de Bacalhau

Sempre à procura de receitas diferentes para variar o menu cá de casa pois eu e o filho não gostamos de repetir muitas vezes o mesmo prato, encontrei esta receita de Sonhos de Bacalhau numa Mulher Moderna na Cozinha, Especial Bacalhau e tratei logo de a experimentar.
Ficaram uns sonhos fofinhos e muito saborosos que não se repetem muitas vezes apenas para evitar os fritos, mas de vez em quando eles estão na nossa mesa.



Sonhos de Bacalhau


Ingredientes:
900 g de bacalhau
3 dl de água
100 g de farinha
2 ovos
1 colher de café de fermento em pó
3 claras
Sal, pimenta e alface q.b.


Preparação:
Coza o bacalhau, na água, temperada de sal.
Retire, desfie-o e reserve a água.
Ferva-a, de novo, e adicione-lhe a farinha.
Mexa, energicamente, até formar uma massa homogénea.
Transfira-a, para uma superfície plana, e deixe-a arrefecer.
Junte os ovos e o fermento e amasse.
Bata as claras, em castelo, e envolva-as na massa.
Adicione o bacalhau, misture e, com a ajuda de duas colheres, de sopa, molde pequenas bolas.
Frite-as, em óleo abundante, escorra e sirva-as, com folhas de alface. Opção: Antes de juntar o bacalhau à massa, aloure-o numrefogado com0.5 dl de azeite, uma cebola, dois dentes de alho e um raminho de coentros, tudo picadinho.

Servi com arroz campestre.

13 comments:

  1. Também costumo faer. São umas pataniscas fofas ;)

    ReplyDelete
  2. Anonymous5:37 PM

    Devem ser mt bons! Tem um aspecto delicioso!!

    bj
    Lucia

    ReplyDelete
  3. parecem pataniscas ;-)lindos!!! beijocas

    ReplyDelete
  4. Eu faço um outro bolinho de bacalhau bem diferente, agora vou fazer esse seu sonho de bacalhau que me parecem mesmo delíciosos!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Smas querida, nunca tinha visto bolinhos de bacalhau assim... ah, vou experimentar, adorei!!
    Beijoss!!

    ReplyDelete
  6. Anonymous8:17 PM

    Bem fofinhos esses sonhos de bacalhau!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Menina estou a sonhar que me vás dar um para mim!Uma maravilha...um bjs

    ReplyDelete
  8. Meu Deus como eu ja nao como assim umas coisas boas ha tanto tempo... precisamente ha 1 mes! O nosso pais de facto tem coisas muito boas. Acho que vou continuar a visitar este blog para ver se comeco a fazer umas coisinhas diferentes! :) Muitos beijinhos e peco desculpa pela escrita, mas os computadores no Reino Unido nao tem acentos! =p *

    ReplyDelete
  9. Adoro bacalhau, os teus sonhos ficaram bem apetitosos.
    Beijocas

    ReplyDelete
  10. Ficaram lindos os fofos, já comia um ou dois, um dia destes faço.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Preciso experimentar estes sonhos....parecem deliciosos mesmo! Adorei!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  12. Ficaram com um douradinho fantástico. Nunca fiz... só mesmo pataniscas :)

    ReplyDelete
  13. Smas querida, bem interessante seu bacalhau!!! Pelo que vi, o bacalhau que você tem aí é fresquinho. O que nós compramos aqui no Nordeste do Brasil é super salgado, temos que dessalgar sempre que for usar.

    Obrigada pela visita!
    Volte sempre querida!
    Vou linkar seu blog no meu.


    Beijão!

    ReplyDelete