Wednesday, July 02, 2008

Semifrio de Mascarpone e Manga

Tenho imensas revistas de culinária, a maioria adquirida nas férias de Verão em Portugal.
Foi numa edição especial Doces frescos da Mulher Moderna na Cozinha que já tem alguns anos, mas não sei quantos (porque é que as edições especiais não têm data?) que vi e me encantei com este semifrio de mascarpone e manga, dois ingredientes que adoro!!! Assim, quando uma amiga nos convidou para ir jantar a casa dela decidi levar o semifrio para sobremesa, ao qual fiz algumas (muitas!) modificações e a receita abaixo indicada é a que fiz com base na da revista.
Todos gostaram do recheio, mas a base nem por isso, estava com um sabor digamos, não muito doce pois acrescentei café e não combinou muito bem, foi o que acharam, eu gostei do contraste ...

Semifrio de Mascarpone e Manga
Base:
200 g bolacha maria (usei 180 g de bolacha torrada)
130 g manteiga (usei 100 g de manteiga derretida)
70g de açúcar (não usei)
1 colher de sopa de café solúvel em pó (acrescentei, mas deveria ter mantido o açúcar)
Recheio:
1 gelatina de ananás, não consegui encontrar de pêssego, acho que combina melhor
400 g de Polpa de manga (1 lata grande)
250 g de Mascarpone
100 g de açúcar (usei brown sugar)
170 g de natas batidas (usei uma lata da Nestlé)
½ chávena de chá de creme pasteleiro
Para 1 chávena de creme pasteleiro:
2 ovos
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de manteiga
85 g de açúcar
2.5 dl de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Ferver o leite com a baunilha e deixar arrefecer. Misture os ovos, a farinha, a manteiga e o açúcar até obter um creme homogéneo.
Quando o leite estiver frio, junte aos ovos e mexa bem. Leve ao lume a engrossar SEM ferver.
Use frio. Prepare a base e forre com ela a base de uma forma de fundo amovível. (Eu coloco papel vegetal ou película aderente para facilitar desenformar).
Derreter a gelatina ao lume com um pouco de polpa de manga.
Junte à restante polpa de manga.
Misture o açúcar com o mascarpone e envolva muito bem.
Acrescente o creme pasteleiro e a mistura de mascarpone à polpa de manga.
Junte as natas e misture tudo. Despeje sobre a base e leve ao congelador a solidificar.
E o semifrio de mascarpone e manga servido com manga fresca e mirtilhos ficou uma delícia! Servidos?

10 comments:

  1. Smas, que receita especial!
    Muuuuito chique, digna de comemorações^^
    Kisss.

    ReplyDelete
  2. Menina só podia ser teu achei devinal. Um bjo. Natércia...

    ReplyDelete
  3. Adorei este passo-a-passo e a receita parece realmente muito boa, a contar que eu adoro manga, rs
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Se calhar foi manteiga a mais na base... daí se calhar não gostaram muito dela por fazer contraste com o doce do creme. Eu gosto desse contraste ;) E adoro manga...

    ReplyDelete
  5. Smas,que receita maravilhosa e que bonita que está,sabe eu também compro muitas revistas da Mulher Moderna na Cozinha e adoro as receitas que lá vêm, algumas bem práticas até.E adoro toda a sobremesa que leve Mascarpone, fica sempre delicioso.Beijito.

    ReplyDelete
  6. Smas, obrigado pelo comentário, e bom apetite para o almoço que eu adoro,embora e posso dizer não sou bom garfo,como as minhas comiditas que eu gosto mas como pouco mesmo,gostava de comer mais quantidade,aqui em casa estão sempre a ralhar comigo por isso. Tenho mais prazer a fazer do que a comer,é mesmo verdade.Beijito passa bem.

    ReplyDelete
  7. Maravilhosa a tua receita!!!Gostei muito. Um beijo. Marcos:*))

    ReplyDelete
  8. Que revista danada de bonita. Essas mais antigas sempre têm coisas muito interessantes. Não me canso de folhear as minhas.

    ReplyDelete
  9. Fantástico esse semifrio... adorei.
    Acho que iria adorar essas modificações LOL
    Sou fan de tudo que leve café :-P

    Bjs

    ReplyDelete
  10. Anonymous3:42 AM

    Parece-me deliciosa mas um bocadinho demorada, eu quero é coisas rápidas.... quem sabe para um dia festivo... não vai cair no esquecimento.

    ReplyDelete