Tuesday, May 27, 2008

Tomates recheados com atum

Aqui em casa ninguém é grande apreciador de atum, mas às vezes já não há imaginação e não me apetece fazer carne.
Foi num desses dias que comprei uns tomates grandes e lindos, mesmo bons para rechear pelo que resolvi recheá-los com atum e milho.
O filho não comeu o tomate que não gosta e comeu o atum meio desconfiado. A filha, a esquisitinha, gostou do atum!!!!
Não tirei a receita de lado nenhum, fui misturando várias receitas que vi na net.


Tomates recheados com atum


Ingredientes para 4 pessoas:
4 tomates grandes (usei 5 porque pareceu-me que os meus não eram assim tão grandes...)
1 cebola
1 dente de alho
2 latas de atum (usei Bom Petisco)
1 espiga de milho grande (daquelas congeladas)
4 colheres de sopa de arroz branco cozido
8 azeitonas verdes
Azeite
Sal e pimenta
Salsa
Tomilho fresco
Queijo ralado

Preparação:
Lave bem os tomates.
Corte uma "tampa" no topo dos tomates e remova a polpa interior com cuidado para não cortar os tomates. Reserve a polpa que retirou (eu retiro as sementes porque não gosto)
Polvilhe o interior dos tomates com sal e deixe a escorrer voltado para baixo.
Coza o milho em água e sal.
Depois de cozido retire os grãos de milho da espiga e reserve.
Aloure o alho e a cebola picados no azeite quente.
Acrescente a polpa de tomate que retirou dos tomates, picada.
Adicione o milho e o atum, depois de escorrido o óleo.
Junte o arroz e as azeitonas picadas e tempere com sal, pimenta, tomilho e salsa. Misture tudo, retire do lume e divida em 4 partes (5 no meu caso).
Recheie os tomates com o preparado.
Polvilhe com queijo ralado a gosto.
Coloque a "tampa" (se necessário, prenda com um palito) e leve ao forno a 180ºC num pirex untado com manteiga durante uns 30 minutos.

Servi apenas com couve flor cozida.

7 comments:

  1. Aqui está uma receita, que costumo fazer no verão, mas não levo ao forno.

    ReplyDelete
  2. Menina adorei a tua receitinha como sempre. Um bjo. Natércia...

    ReplyDelete
  3. É bom e fica um prato tão bonito. Os tomates recheados são muito fotogénicos :)

    ReplyDelete
  4. pois podes ter a certeza que eu ia comer o tomate + o atum + a couve flor e tudo mais o que me pusesses á frente... lol
    eu adoro a combinação de atum com tomate, mas acho que nunca fiz tomates recheados

    ReplyDelete
  5. ficaram mesmo bons.. eu adoro atum (já que nao gosto muito de peixe) :-) já marchava para o jantar mais logo!!!

    ReplyDelete
  6. Sabes qual era a dificuldade aqui em casa? não era comerem os tomates recheados era comerem a couve -flor.
    AH POIS É....
    Couve flor é para mim.Só a comem "escondida e triturada " na sopa e se eu não disser nada.
    Já uma vez fiz uns, que também deitei lá para dentro o que tinha no frigorífico e ficaram muito bons. Sei que os meus levaram carne picada, azeitonas, ovo e uma série de temperos.
    Mas por aqui não vejo tomates maduros bem rijos e grandes.
    boa semana

    ReplyDelete
  7. Por aqui todos gostamos de atum e... adorámos estes tomates recheados.
    Estão lindos!
    Beijinhos.

    ReplyDelete