Tuesday, January 22, 2008

Polvo em Molho de Cerveja

O meu filho reclama imenso quando a refeição é peixe, mas adora polvo, lulas e choco. Para ele não é peixe.
Assim, ando sempre a tentar encontrar receitas diferentes para apresentar pois ele também não gosta de repetir a comida (tal como a mãe... quem sai aos seus...)
Esta receita encontrei através de pesquisa no Blackle no Daqui e Dali e é bastante saborosa, todos gostaram.

Polvo em Molho de Cerveja

Receita da região Madeira
Ingredientes:
1 kg de polvo fresco
3 cebolas
6 colheres (sopa) de azeite
Vinho branco
1 dente de alho
300 g de tomate
1 chávena de cerveja preta (não tinha, usei cerveja normal)
Sal
Pimenta
Salsa

Preparação:
Amanhe o polvo e limpe-o da película que reveste a parte central e os tentáculos.
Lave em várias águas e escorra.
Coloque-o dentro de um tacho, junte-lhe uma cebola descascada (espetei uns cravinhos na cebola), um fio de azeite e uma pequena porção de vinho branco.
Tape o tacho e cozinhe em lume brando até o polvo ficar macio.
Deixe arrefecer.
Entretanto, descasque as restantes cebolas e o dente de alho.
Limpe o tomate das peles e sementes e pique-o finamente.
Deite num tacho e leve ao lume com o azeite.
Refogue em lume brando durante alguns minutos e regue com a cerveja e algumas colheres do caldo de cozer o polvo.
Deixe ferver um pouco e adicione o polvo cortado em pedaços.
Tempere com sal e pimenta e apure bem.
Fora do lume, polvilhe com salsa picada.
Enfeite com azeitonas pretas e sirva com pão torrado.
Aproveitei o restante caldo de cozer o polvo para fazer arroz, substituindo apenas a água para cozer o arroz por este caldo. E ficou muito bom!!!!

14 comments:

  1. É engraçado como nós mães estamos sempre a procura de receita que agradem nossos pequenos, aqui em casa também é dessa maneira. Delícia o prato!

    ReplyDelete
  2. Adoro polvo e não conhecia a receita, parece-me pelo magnifico aspecto que é uma delicia.

    O filhote tem bom gosto.

    Beijocas

    ReplyDelete
  3. Esse polvo está com um aspecto fantástico.

    ReplyDelete
  4. Vou fazer, deve ficar maravilhoso. Beijos

    ReplyDelete
  5. Que belo polvo adorei um beijo. Natércia:))

    ReplyDelete
  6. a minha filha também adora polvo e tenho a certeza que ia adorar sentar-se á mesa e fazer-vos companhia ao almoço
    ela... e eu também... e já agora se chegar também levo o meu marido.. lol

    ReplyDelete
  7. Se leve polvo é bom de certeza! Adoro.

    ReplyDelete
  8. Sandra, não conhecia esta receita. Deve ficar uma maravilha. Meu marido e meu filho mais velho são loucos por polvo! Bjs

    ReplyDelete
  9. Sandra, quanta coisa deliciosa tem saído desta sua cozinha! Eu ainda não respondi seu e-mail, mas me aguarde. Bjs!

    ReplyDelete
  10. Fiquei encantada com esta receita.... Parece ter um sabor muito delicado. É minha primeira vez por aqui mas quero voltar sempre.
    Bjs.

    ReplyDelete
  11. Muito interessante.

    ReplyDelete
  12. Nunca tinha visto uma receita de polvo com cerveja mas esta tem um aspecto delicioso. Eu como adoro polvo vou ter de experimentar. Beijinhos.

    ReplyDelete
  13. Este polvo não conhecia, mas pelo aspecto só pode ficar deliciosos!
    Beijos.

    ReplyDelete
  14. Sandra, aqui em casa as lulas também são degustadas com muito gosto.
    Outro dia publiquei uma de Lulas na Cerveja (http://docelaurinha.blogspot.com/2007/12/lula-na-cerveja.html)
    Também foi aprovadíssima!!!

    Vou anotar sua suestão e fazer na próxima vez!

    Beijinhos,

    ReplyDelete