Monday, January 14, 2008

Cacholeira

Mais um enchido tradicional português de que gosto bastante, pena que só apareça de vez em quando no HyperGourmet.

As informações foram retiradas da Wikipédia.

A cacholeira é um enchido português, da região do alto Alentejo.
Tem um aspecto semelhante a uma
morcela, mas mais clara, devido à utilização de fígado de porco, como elemento de ligação, em substituição do sangue.
O seu nome deriva da palavra cachola, que é usada para designar o fígado do porco.
Entre os seus ingredientes, contam-se pedaços de
rim, baço, toucinho e diversas especiarias.
É frequentemente utilizada como complemento do
cozido alentejano.

4 comments:

  1. Querida cacholeira adoro pois o meu marido é do alto Alentejo e como tal na terra dele são uma maravilha.um beijo Natércia...

    ReplyDelete
  2. Tenho adorado suas 'aulas', tenho aprendido muito!
    Beijinhos,

    ReplyDelete
  3. estpoiu com a laurinha...estou amando essa diversidade não muito explorada por aqui...bjos

    ReplyDelete
  4. Nossa isso deve ser bom demais, eu quero!
    Beijos e ótima semana!

    ReplyDelete