Friday, November 09, 2007

Tarte mármore de tiramisu

Foi inspirada na TARTA TIRAMISÚ do blog espanhol Bocados Dulces e Salgados que fiz esta tarte mármore de tiramisu, mudando algumas coisas.
Ficou muito boa, embora um pouco doce demais para o meu gosto. Para a próxima vou cortar no açúcar pois a parte da massa que leva chocolate já tem o doce do chocolate.
Os meus colegas de trabalho adoraram mas também acharam demasiado doce.

Tarte Mármore Tiramisu

Ingredientes:
Base:
200 g de bolacha Maria (usei torrada integral)
75 g de manteiga
Recheio:
500 g de queijo mascarpone
200 g de queijo creme (usei Philadélfia)
175 g de açúcar
3 ovos
30 g de farinha
4.5 dl de licor amaretto (usei whisky)
1 colher de chá de essência de baunilha
175 g de chocolate sem leite (usei chocolate preto)
1 colher de sopa de café expreso
Preparação:
Triture as bolachas até obter uma farinha fina.
(Aqui teve a ajuda preciosa do meu filhote de 5 anos que adora ajudar a mamã na cozinha!)
Junte a manteiga à temperatura ambiente e misture bem.
Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e forre com papel vegetal.
Coloque a mistura de bolacha e manteiga a forrar o fundo da forma e as laterais até uma altura de cerca de 4 cm. (Como diminui a quantidade de bolacha em relação à receita não chegou tão alto)

Prepare o recheio:
Bata o queijo mascarpone com o queijo creme.
Junte as 3 gemas e continue a bater.
Misture muito bem e divida a massa em duas partes.
Na primeira parte acrescente a farinha e a essência de baunilha.
Entretanto derreta o chocolate e acrescente-lhe o café e o licor.
Junte a mistura de chocolate à segunda parte da massa.
Bata as claras em castelo e junte metade a cada parte da massa.
Deite colherada sobre colherada para fazer um efeito mesclado sobre a base de bolacha. No fim com um garfo misture ligeiramente a massa, fazendo “riscos”.


Leve a forno quente a 190ºC por cerca de 45 minutos.
Tape a tarte com pape; de alumínio se começar a ficar demasiado dourada. O centro deve ficar macio.
Depois de cozida deixe no forno com a porta entreaberta até que arrefeça completamente.

Depois leve a tarte ao frigorifico até servir.

15 comments:

  1. Olá bom dia!!
    Obrigado pelo seu comentário :-)
    Também só agora é que estou a descobrir o seu cantinho e estou a adorar, tem receitas muito boas. Este bolo parece-me muito bem!
    Beijinhos e continuação de boas receitas

    ReplyDelete
  2. Vou adicionar o seu link no meu blog se não se importar...

    ReplyDelete
  3. ai meu deus... que coisa linda
    e esse ajudante na cozinha deve dar um jeitão!!!
    gostei muito da receita.

    ReplyDelete
  4. E sou fã de tiramisu, esta tarte não me escapa!

    Beijocas

    ReplyDelete
  5. Minha paixão é tiramisú.
    Sua torta ficou MA-RA-VI-LHO-SA!!!
    Receita anotadíssima.
    Bjs e ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  6. Faço minhas as palavras da Marizé...é que não me escapa mesmo!

    bjs

    ReplyDelete
  7. Que bolo lindão e fantástico!!!!
    Que querido, o filhão...
    Beijoca enorme

    ReplyDelete
  8. Que maravilha adorei devia estar uma delicia e com ajuda do filhote melhor ainda.um beijo Natércia...

    ReplyDelete
  9. ficou linda essa tarte... e deliciosa de certeza :-P

    ReplyDelete
  10. Queijos + chocolate, que combinação perfeita!
    E este chef jr, é como o meu, adora ajudar! Dê meus parabéns a ele, pois a massa ficou ótima!
    Beijinhos,

    ReplyDelete
  11. Bem original esta tarte!
    Tenho de a fazer... para ver e saborear...
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  12. É uma boa variação do original. É uma receita a testar.

    ReplyDelete
  13. Eu adoro o efeito do bolo mármore! Foi desde sempre um bolo que eu sempre gostei de fazer com a minha mãe. Agora esta versão deve ser muito boa, arriscaria, melhor pois o queijo deve dar-lhe uma textura bem suave! Fiquei com água na boca! :o)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  14. nossa adorei essa torta! fica linda e deve sre por demais de gostosa! beijos

    ReplyDelete
  15. Esse ajudante é chique no ultimo, coisa fina de verdade!! :) A receita nota mil!

    ReplyDelete