Thursday, November 15, 2007

Perna de porco assada na panela em marinada de vinho e sálvia

Esta receita foi retirada de uma revista de cozinha (já não me lembro qual, mas a Teleculinária é a mais provável) há muito tempo e desde então que se faz muito lá em casa, pois como já referi o filhote adora alho francês e comidinha com molho para comer com pão (portuguesinho de gema, com uma costela alentejana da minha avó).

Perna de porco assada na panela em marinada de vinho e sálvia


Ingredientes:
1.4 kg de perna de porco
1 cenoura
1 alho francês
1 cebola
2 tomates
1 dl de azeite
3 folhas de louro

Marinada de vinho branco e sálvia:
1.5 dl de vinho branco
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de massa de pimentão
0.5 dl de azeite
Sálvia e sal
Preparação:
Deixe a carne na marinada de um dia para o outro.
No dia seguinte, retire a carne da marinada.
Reserve a marinada e aloure a carne de todos os lados, em azeite quente.
Junte a cenoura, o alho francês, a cebola e o tomate em pedaços.
Adicione a marinada e deixe a carne assar na panela.
Se ficar demasiado seco, adicione um pouco de água (normalmente não é necessário)
Se quiser, quando a carne estiver assada, pode retirá-la e triturar os vegetais para preparar o molho. (Não costumo fazer, gosto de encontrar os vegetais)
Corte a carne em fatias e sirva com o molho.
Servi com arroz branco.

Adenda: Acabei de rectificar o nome do título do post pois ao fazer o upload das fotos só ponho o nome que me lembra a receita e daí o "porca sage"que estava no título, agora sim está certo.
E venham sim que há para mais, mas aqui são mais 7 horas que em Portugal, portanto será para jantar. ;)

10 comments:

  1. eu também adoro alho francês.... e se a comida tiver molhinho para ensopar o pão, então perco-me... posso ir almoçar com vocês?

    ReplyDelete
  2. Esse molhinho luxuoso por cima do arrozinho branquinho é de comer e pedir mais e perder a linda!! :)

    ReplyDelete
  3. Que bom gosto têm esse filhote, bem se vê que têm uma costela Alentejana.

    Bela refeição.

    Beijocas

    ReplyDelete
  4. Então estou indo om a Risonha, OK?
    Está deliciosa!!!
    Beijinhos,

    ReplyDelete
  5. Esta marinada deve ser um espectáculo!

    ReplyDelete
  6. Tem um excelente aspecto este prato, com aquele molhinho todo a rir-se para mim.
    Acho que nunca usei sálvia...
    Beijokas.

    ReplyDelete
  7. Querida isso é de comer e chorar por mais adorei.um beijo Natércia...

    ReplyDelete
  8. Gostei da receita, muito apetitosa.

    ReplyDelete
  9. Esta carninha está mesmo ao meu gosto...com este molhinho...hummmm! E que querido o filhote a molhar o pão! Um futuro gourmet! Normalmente as crianças não gostam dessas misturas, não é?

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Estou tão longe... aqui em São Paulo, Brasil. Mas também estou pronta para ir comer essa maravilha.Bjs Roseli brasileirinha

    ReplyDelete