Thursday, November 15, 2007

Arroz com vinho tinto e linguiça

O marido, sabendo deste meu gosto pela cozinha, andava no computador à procura de jogos para fazer download para o filho e encontrou a Revista Menu e fez download.
Foi na edição 99/2007 dessa revista que não conhecia mas que adorei que descobri este belo acompanhamento, que na revista é considerada refeição económica.
Aqui em casa acompanhou umas febras grelhadas e marido e filho adoraram.

Arroz com vinho tinto e linguiça

Ingredientes:
250 g de linguiça de porco (usei um chouriço de carne)
3 colheres de sopa de óleo de soja (usei azeite)
1 cebola média picada
½ pimenta dedo-de-moça picada (não usei, não sei bem o que é esta pimenta, confesso, mas usei pimenta preta moída na hora)
1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
½ litro de vinho tinto fervente
½ maço pequeno de cebolinho (só usei um raminho)
Sal a gosto

Preparação:
Lave a linguiça, elimine o invólucro e pique a carne em pedaços pequenos.
Coloque numa panela com o óleo bem quente e frite, mexendo de vez em quando, até dourar.
Junte a cebola e a pimenta e refogue por 3 minutos.
Em seguida adicione o arroz e refogue por mais 4 minutos.
Despeje o vinho tinto fervente e o sal.
Reduza o fogo e tampe parcialmente a panela.
Cozinhe por 20 minutos, ou até o arroz ficar macio.
No final do cozimento, misture a cebolinha verde.
Retire do fogo e sirva em seguida.

8 comments:

  1. ai que coisa tão boa... também acabei de postar um arroz no meu blog, mas este tem melhor aspecto que o meu... e que revista é essa que o seu marido fez download?
    se puder diga-me onde o posso fazer para o meu mail
    cozinhadarisonha@gmail.com

    ReplyDelete
  2. Aí que comidinha mais saborosa e encantadora!!

    ReplyDelete
  3. vou fazer com farinheira de soja, vou fazer com farrinheira de soja!!!
    Que bom aspecto!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Mais um prato delicioso, com ingredientes todos do meu agrado.

    Beijocas

    ReplyDelete
  5. Parece realmente muito bom!

    ReplyDelete
  6. Este arroz só pode ficar muito bom, com todos estes ingredientes tão do meu agrado.

    ReplyDelete
  7. Que delicia deve ficar este arroz. Como vc poderá ver tenho muita inclinação para fazer risotos... só não entendi o vinho tinto fervente...por favor, quero saber. Obrigada e beijos

    ReplyDelete
  8. Olá a todas!
    Obrigada pelos comentários. Este arroz é de facto óptimo.
    Márcia: o vinho tinto fervente, é apenas ferver o vinho antes de o juntar ao arroz para o álcool evaporar.

    ReplyDelete