Monday, May 07, 2007

Perna de porco assada com canela

Já não sei onde encontrei esta receita, mas estava na lista enorme de receitas a fazer e resolvi experimentar.
Não foi muito apreciada lá em casa, talvez por causa do nabo e da canela.
Acho que não vou repetir.

Perna de porco assada com canela



Ingredientes:
1.5 kg de perna de porco
Sal e pimenta
5 dl de vinho branco
2 cravinhos
2 paus de canela
1 folha de louro
Mangerona
2 cebolas
3 tomates
3 nabos
3 cenouras
900 g de batatas
3 colheres de sopa de manteiga

Preparação:
Deixe a carne a marinar com sal, pimenta, vinho, cravinho, o pau de canela e mangerona no dia anterior.
No próprio dia: coloque a cebola em rodelas e os tomates em pedaços num prato que possa ir ao forno, com a carne (inteira) por cima.
Coloque o nabo, as cenouras e as batatas em pedaços à volta da carne.
Tempere com sal e espalhe pedaços de manteiga na carne.
Leve a forno quente, 200º C por 50 minutes, regando de vez em quando com o próprio molho.

7 comments:

  1. Nos Países do Norte de África usam a canela em grande parte dos pratos. Não é das especiarias que mais me agradam. E se for demasiada estragam-me o prato. É muito forte e doce o seu sabor. Claro que no encantamento das férias e do ambiente exótico é tudo muito agradável.

    ReplyDelete
  2. A minha sogra preparou uma receita bastante parecida ontem. Adorei! :-)

    ReplyDelete
  3. Anonymous7:29 PM

    Bom dia.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, se bem que nada tem a ver com este post:existe algum truque para que os bolos não cresçam demasiado e depois ainda no forno fiquem da altura de pastel de nata? Os meus ficam sempres assim... E os seus com um aspecto maravilhoso....
    Bjos,
    Carlota

    ReplyDelete
  4. Eu gosto de colocar uma colher de café de canela em pó no tempero das carnes para assar. Realmente é preciso ser muito moderada com a canela pois ela pode ficar muito acentuada e desagradável. A sua carne está muito bonita. Um beijo.

    ReplyDelete
  5. O prato está muito bonito! Eu adoro canela, mas nabo é a única coisa que não como acredita?! :) Eu tiro o nabo e faço a receita sem medo de ser feliz.

    ReplyDelete
  6. Carlota:
    Não tenho nenhum truque.
    Faço os bolos tal e qual como publico aqui, e quando acaba o tempo de cozedura retiro do forno e desenformo para um prato ou para a grade do forno.
    Sempre me disseram que é a variação de temperatura que faz os bolos baixar e a minha mãe acredita que nem se deve abrir o forno mas eu abro para espetar o palito e verificar se está cozido e é raro tal acontecer-me (mas também já aconteceu)
    Se fizer algum bolo dos que aqui publico e não funcionar e tiver alguma dúvida envie-me um email: boneco.amorinha@gmail.com
    Bjs

    ReplyDelete
  7. Que vontade de provar...

    ReplyDelete