Friday, February 23, 2007

Bolo de Nozes

No Natal fui a casa do meu pai e a minha (boa)drasta tinha um bolo de noz muito bom que eu adorei e resolvi vir para Macau experimentar.
Descobri o mesmo bolo também aqui (e as fotos do dela são muito mais bonitas!)

BOLO DE NOZ
250 gr de noz
250 gr de açúcar amarelo
6 claras

DOCE DE OVOS
250 gr de açúcar
6 gemas
Água


Junte o miolo de noz com o açúcar e misture bem.
Bata as claras em castelo e adicione à mistura de noz e açúcar.
Misture com cuidado, de baixo para cima.
Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve a cozer em forno quente (180º C) por cerca de 30 minutos.
Aproveite para preparar o doce de ovos.

Doce de Ovos:

Leve o açúcar ao lume com a água (usei ½ chávena de chá) e deixe engrossar um pouco.

Retire do lume e junte as gemas já mexidas.

Vai novamente ao lume (brando), mexendo sempre.


Verifique se o bolo está cozido.


Espalhe o doce de ovos sobre o bolo e enfeite com metades de noz.


Acho que eu mexi demais o meu doce de ovos e tinha o lume demasiado forte porque obtive um doce de ovos castanho e não amarelo, com uma consistência mais próxima do caramelo.
O bolo ficou saboroso mas muito doce porque geralmente corto no açúcar mas esqueci-me, para a próxima uso apenas 200 g que foi o que usei no doce de ovos e estava bom.
Quem provou disse logo que era um doce típico do Alentejo e eu, com a minha costela alentejana da minha avó materna fiquei feliz.

2 comments:

  1. lindo!

    vou apontar esta receita para experimentar também

    adoro noz e doce de ovos, acho que combinam muito bem

    ;-)

    ReplyDelete
  2. Que bom aspecto.... hei-de experimentar

    ReplyDelete